Bispos do Brasil reúnem-se em Aparecida para a 61ª Assembleia Geral da CNBB

A 61ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (AG CNBB) teve início na manhã desta quarta-feira, 10 de abril, com a Missa de Abertura com Laudes no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida.

A celebração eucarística foi presidida dom Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre (RS) e presidente da CNBB e concelebrada pelos membros da presidência da Conferência: o arcebispo de Goiânia (GO) e primeiro vice-presidente, dom João Justino de Medeiros Silva; o arcebispo de Olinda e Recife (PE) e segundo vice-presidente, dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa; e o bispo auxiliar de Brasília (DF) e secretário-geral, dom Ricardo Hoerpers.

Foto: Thiago Leon / Santuario Nacional de Aparecida

A Assembleia que acontece de 10 a 19 de abril, reunirá cardeais, arcebispos, bispos diocesanos, auxiliares e coadjutores, bispos eméritos, administradores diocesanos e representantes de organismos e pastorais da Igreja, que são convidados. Atualmente, a Igreja Católica no Brasil possui 279 circunscrições eclesiásticas. O número de bispos no país é de 486, dos quais 318 estão no exercício do governo pastoral de alguma Igreja Particular e outros 168 são bispos eméritos.

Logo após a Santa Missa teve lugar a sessão de abertura da Assembleia pelo presidente da CNBB, dom Jaime Spengler, seguido por saudações do secretário de Estado do Vaticano, o cardeal Pietro Parolin; do Núncio Apostólico no Brasil, dom Giambattista Diquattro; o arcebispo de Aparecida (SP), dom Orlando Brandes; o reitor do Santuário Nacional de Aparecida, padre Carlos Eduardo Catalfo e o prefeito de Aparecida, Luís Carlos de Siqueira.

A 61ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) terá como temática principal a discussão sobre a realidade da Igreja no Brasil e a atualização das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE), além dos temas como o Sínodo dos Bispos e o Jubileu 2025.

Os Bispos entram em retiro no final da tarde de quarta-feira e permanecem até o final da manhã de sexta-feira (12) e terá como pregador o cardeal Pietro Parolin, Secretário de Estado do Vaticano.

Toda a Igreja e comunidades católicas no Brasil estão convidadas a intensificarem momentos de oração pelo bom êxito da 61ª AG CNBB.

A CNISB (Conferência Nacional dos Institutos Seculares do Brasil está representada pela presidente Moema Rodrigues Muricy, consagrada secular do Instituto Murialdo.

Com informações da CNBB

×

Hello!

Click one of our contacts below to chat on WhatsApp

×