Conferência Nacional dos Institutos Seculares DO BRASIL

QUEM SOMOS

A Conferência Nacional dos Institutos Seculares do Brasil (CNISB) é a instituição permanente que congrega os Institutos Seculares com presença no Brasil e atua como Organismo de comunhão e diálogo com a CNBB e outros Organismos do Povo de Deus, trabalhando em estreita unidade com a Igreja.

 

Atendendo ao pedido de uma mulher corajosa e de fé, Hulda Maria Sousa de Azevedo Del Papa, consagrada secular pertencente ao Instituto Servas de Jesus Sacerdote, a Sagrada Congregação para os Religiosos e os Institutos Seculares, Dicastério da Santa Sé, concedeu em 09 de junho de 1971, autorização e licença para a organização da Conferência Nacional dos Institutos Seculares do Brasil. Em 16 janeiro de 1972, na Cidade de Ribeirão Preto / São Paulo, realizou-se o 1º Encontro Nacional dos Institutos Seculares. Participaram desse encontro os Institutos: Catequético Secular São José, Missionárias de São Francisco, Missionárias dos Enfermos, Nossa Senhora da Assunção, Vita et Pax e Servas de Jesus Sacerdote. Os Estatutos da CNISB foram aprovados pela Santa Sé em 1977, inicialmente a título de experiência por dez anos e, em 1989, foi dada a sua aprovação definitiva.

 

A CNISB adquiriu personalidade jurídica como associação civil de direito privado em 04 de maio de 1990 e tem Sede em Brasília, Distrito Federal. Constitui-se da instância nacional e oito regionais: Rio Grande do Sul, Santa Catarina (em formação), Paraná, Minas Gerais-Espírito Santo, São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia-Sergipe, Ceará-Pernambuco. 

OBJETIVOS DA CNIS

Identificar os Institutos, estimulá-los a ser instrumento de comunhão e serviço para com os mesmos e entre eles;

Animar, promover, aprofundar e atualizar a Vida Consagrada Secular e sua missão: “viver no mundo, buscando a perfeição da caridade e procurando cooperar para a santificação do mundo, principalmente a partir de dentro”;

Representar os Institutos Seculares do Brasil em âmbito regional, nacional e internacional;

Estabelecer comunhão e diálogo com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB e demais Organismos do Povo de Deus, bem como cultivar a unidade com o Magistério da Igreja.

Presidentes

Hulda Maria Soares de Azevedo Del Papa
Instituto Secular Servas de Jesus Sacerdote
1981 a 1989

Maria Amália Soares Arozo
Instituto Secular Caritas Christi
1989 a 1994

Elza Gonçalvez
Instituto Secular Pequena Família Franciscana
1994 a 1998

Inês Broshuis
Instituto Secular Unitas
1998 – 2005

Helena Paludo
Instituto Secular Seara
2005 – 2013

Aparecida de Guadalupe Cafaro
Instituto Secular Pequena Família Franciscana
2013 – 2022

Moema Rodrigues Muricy
Instituto Secular Murialdo
2022

×

Hello!

Click one of our contacts below to chat on WhatsApp

×