NOTA DE REPÚDIO
A Conferência Nacional dos Institutos Seculares do Brasil (CNISB) repudia os atos de vandalismo e depredação nos prédios do Congresso Nacional, Palácio do Planalto e Supremo Tribunal Federal, ocorridos ontem, dia 8 de janeiro em Brasília. Essas ações não só destruíram patrimônio do povo brasileiro e seus significados simbólicos, mas se caracterizaram como um atentado ao Estado democrático e de direito. Portanto, não podemos de forma alguma, pactuar com esses atos.
No Estado democrático a alternância de partidos no governo se constitui uma realidade que deve levar à construção do bem comum em favor do povo. A oposição ajuda a apontar as falhas que possa haver em determinado governo, o mesmo deve acontecer em manifestações pacíficas em prol de direitos dos (as) cidadãos (as). As manifestações no dia 8 de janeiro nada têm a haver com isso, nada levaram ao bem comum, muito pelo contrário, espalharam destruição e desrespeito total às Instituições republicanas, ao povo brasileiro.
Os Institutos Seculares estejam unidos (as), dando especial importância à preservação da vida planetária, como nos orienta a Laudato Si e a fraternidade universal que nos fala a Fratelli Tutti, Encíclicas do Papa Francisco. Empenhados (as) em ajudar a construção do bem comum e a paz, tendo em vista a dignidade de todos, especialmente, de quem passa necessidades básicas.
Nossa Senhora Aparecida abençoe o povo brasileiro e autoridades.
Caxias do Sul (RS), 09 de janeiro de 2023.
Moema Rodrigues Muricy
Presidente da CNISB
Foto: Reprodução/Marcelo Camargo/Agência Brasil