Com profunda tristeza, mas na certeza da fé em Cristo Ressuscitado, a Conferência Nacional dos Institutos Seculares do Brasil (CNISB) se une à Igreja Católica e a todos os fiéis para lamentar a partida do Papa Francisco, ocorrida hoje, 21 de abril, na Cidade do Vaticano.
Homem de Deus, peregrino da esperança, Francisco deixou um legado de humildade, amor e serviço ao Evangelho, à Igreja e à humanidade. Seu pontificado foi marcado por gestos concretos de misericórdia e acolhimento, especialmente pelos pobres, migrantes, refugiados, crianças, jovens e idosos, doentes e pela defesa intransigente da “casa comum”. Com um olhar sempre atento aos mais frágeis, ele nos ensinou que a fé se vive no cuidado, no perdão e na ação.
Anunciou e viveu o Evangelho com amor, tornando-se um farol de justiça, acolhimento e reconciliação. Mesmo nas dificuldades e fragilidades, foi incansável, lutou até o fim e abençoou a todos com sua presença paternal e amorosa. Hoje, Jesus Cristo Ressuscitado o abraçou, e ele fez sua Páscoa na Páscoa do Senhor.
Estamos órfãos de seu olhar paternal, mas seu testemunho nos fortalece na esperança. Rezamos por seu descanso eterno e bendizemos a Deus pelo seu fecundo pontificado.
Francisco, servo humilde, rezou, amou, pediu perdão, perdoou e serviu. Que seu exemplo continue a inspirar o mundo. Descanse em paz.
Caxias do Sul (RS), 21 de abril de 2025.
Moema Rodrigues Muricy
Presidente da CNISB