Caxias do Sul (RS), 10 de dezembro de 2022.

Estimados consagrados e consagradas seculares!

Vivemos o tempo do Advento, tempo de esperança em Jesus Cristo que vem no Natal e na Parusia. Essa espera renove nossa fé e o compromisso de trabalhar a partir da nossa realidade para a construção de um mundo mais justo, mais solidário e fraterno, na nossa vocação e missão.

Formação

Na caminhada, iniciada em fevereiro 2022, tomamos como meta “Avançar para águas mais profundas” (Lc 5,4), como resposta a interpelação que o papa Francisco nos faz na carta pelos 75 anos da aprovação dos Institutos Seculares pela Provida Mater Ecclesia de Pio XII. O Papa nos convida a aprofundar o significado e o modo da nossa presença no mundo e a renovar, na nossa consagração, a beleza e o desejo de participar na transfiguração da realidade. Devemos nos tornar antenas prontas para acolher a novidade suscitada pelo Espírito Santo e a ajudar a comunidade eclesial assumir este olhar de bem e encontrar caminhos novos e corajosos para alcançar a todos. Portanto, há exigência de uma profecia criativa, como o Papa menciona. O nosso SIM como resposta vocacional, exige a experiência de Deus na oração contemplativa a partir da realidade vivida. Ainda, aprofundar pela reflexão o significado e a importância do ser consagrado (a) como escolha divina e resposta humana, também a comunhão fraterna em caminhada sinodal, exigência para os Institutos Seculares traçarem seu perfil na Igreja e na sociedade. Durante esse ano, para responder a esses desafios, refletimos sobre a Encíclica Laudato Si que nos aponta um novo estilo de vida no cuidado com a Casa Comum. O nosso voto de Pobreza vai ao encontro da Laudato Si e nos faz dar um grande testemunho dos valores evangélicos em um mundo onde a vida está submetida aos interesses do mercado. A Fratelli Tutti complementa a Laudato Si, indicando-nos o caminho da fraternidade e da amizade social presentes no ser cristão. No próximo ano continuaremos nossas reflexões, aprofundando o Documento de Aparecida para a maior compreensão do discipulado missionário e o Texto-Base do Ano Vocacional, assim como outras atividades.

Congresso CISAL 2023

A preparação ao Congresso da CISAL que acontecerá no Brasil (SP) de 1º a 06 de agosto 2023 nos envolveu bastante com a preparação dos textos, Mística e Profecia na Secularidade e nas respostas ao Guia Metodológico. Teremos lives em 2023: Mística em março, Secularidade em abril e Profecia em junho, como formas de aprofundarmos os textos e nos conscientizarmos sobre a importância do Congresso para abertura de novos horizontes na nossa missão de consagrados (as) seculares.

 

Missão

Na missão da África em Serra Leoa, inicialmente, trabalhamos com uma comunidade religiosa, agora será missão própria da CNISB. A consciência de que toda vocação é um chamado para a missão, formamos grupos missionários conforme nosso campo de trabalho, não excluindo ninguém. As pessoas que não podem trabalhar em linha de frente da missão, por motivo de doença ou idade, são de grande importância missionária. Formam o grupo de oração missionária, nesse momento, rezando pelo Ano Vocacional e pelo Congresso CISAL. Peço a ajuda dos responsáveis pelos Institutos para formação desse grupo, isso é levar até eles essa ideia e pedir oração. Trabalharemos com os demais grupos a partir de março 2023.

Desejo ao Conselho CNISB, as Coordenações Regionais, às moderadoras (es), responsáveis pelos Institutos Seculares, um feliz e abençoado Natal na nossa caminhada sinodal e confiantes na Divina Providência, haveremos de superar os desafios e encontrar novos caminhos. Agradeço muitíssimo a participação numerosa de todos (as) nas lives, encontros de formação e todo o apoio. Agradecemos ao Pai que nos enviou Jesus e continuemos unidos (as) fraternalmente. Nossa Senhora Aparecida nos indique o caminho que nos leva a Jesus, pela força do Espírito Santo.

Abraço fraterno,

Moema Rodrigues Muricy

Presidente da CNISB

 

×

Hello!

Click one of our contacts below to chat on WhatsApp

×