Peregrinos de Esperança – No Caminho da Paz.

A Vida Consagrada rumo ao Jubileu 2025. Mais de 70 consagrados seculares se reúnem em preparação para o Jubileu da Vida Consagrada.

 

Na sexta-feira, 22 de março, mais de 70 consagrados seculares de diversas partes do Brasil e de vários institutos se reuniram em um encontro marcado pela alegria, esperança e pelo compromisso com a paz. O evento, realizado virtualmente, teve como objetivo a preparação para o Jubileu 2025 convocado pelo Papa Francisco com o tema “Peregrinos de Esperança – No Caminho da Paz, mas também para partilhar experiências e refletir sobre a missão da Vida Consagrada no contexto atual.

O Jubileu, que acontecerá em Roma de 8 a 12 de outubro de 2025, é um tempo especial de graça para a Vida Consagrada. Segundo o Papa Francisco, este é o ano “da reconciliação, da conversão e da penitência sacramental e, consequentemente, da solidariedade, da esperança, da justiça, do compromisso ao serviço de Deus, na alegria e na paz com os irmãos e irmãs.”

No contexto atual, onde desafios sociais, políticos, ambientais e da própria vivência da fé e em resposta aos desejos do Papa, a preparação para o Jubileu se dá através da reflexão sobre a combinação das palavras “esperança” e “paz”, tendo como pano de fundo três paradigmas fundamentais:

  1. Compromisso com os “últimos”, na escuta do grito dos pobres. Somos todos convocados a nos colocarmos ao lado dos mais fragilizados da sociedade, escutando seus clamores, propondo e participando de ações concretas, mas também refletindo criticamente sobre as causas estruturais.
  2. Cuidado e custódia da criação, proteção do meio ambiente. Diante da crise ambiental que assola o planeta e afeta a todos, em especial as populações mais pobres, é preciso que todos assumam a missão e responsabilidade de cuidar da nossa Casa Comum.
  3. Fraternidade universal, solidariedade com todos os irmãos. Em um mundo marcado por divisões e conflitos, é urgente o compromisso individual e coletivo na construção de pontes de diálogo e paz.

Esses paradigmas foram destacados durante o encontro, refletindo o compromisso permanente dos consagrados seculares com a missão de servir e ser portador de uma mensagem de fé, paz e esperança para o mundo.

Compartilhando experiências e construindo pontes

Durante o encontro, a presidente da CNISB (Conferência Nacional dos Institutos Seculares do Brasil), Moema Rodrigues Muricy, compartilhou sobre o encontro preparatório para o Jubileu que aconteceu em Roma de 01 a 04 de fevereiro, convocado pelo Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica. O encontro reuniu 300 consagrados de vários países e contou com a participação também da presidente da CRB, Irmã Eliane Cordeiro, e de Maria Augusta Oliveira, da Ordem das Virgens.

Caminhando juntos rumo ao Jubileu 2025

O encontro de 22 de março foi um momento de grande riqueza, de fortalecimento dos laços fraternos entre os consagrados seculares, de reafirmação do compromisso compartilhado com os valores essenciais da vida consagrada.

Com entusiasmo, alegria e determinação, seguem em direção ao Jubileu 2025, conscientes de sua vocação de ser sal, luz e fermento no meio do mundo, comprometidos com os valores da esperança e da paz, contribuindo para a construção de um mundo mais justo, solidário, fraterno e sustentável.

 

Para mais informações sobre o Jubileu da Vida Consagrada 2025:

Site oficial: https://www.iubilaeum2025.va/pt.html

Carta aos Consagrados:

https://www.vitaconsacrata.va/content/dam/vitaconsacrata/giubileo-2025/IUBILAEUM-2025—PORT—Conferencias-Episcopais.pdf

×

Hello!

Click one of our contacts below to chat on WhatsApp

×