Caxias do Sul, Páscoa 2023.
Estimadas (os) consagradas e consagrados!
Feliz e abençoada Páscoa! Jesus Cristo vivo está no meio de nós!
Celebrar a festa da Páscoa nos remete a contemplar a Cruz no seu significado mais profundo, à luz da ressurreição, mas para isso é preciso buscar silêncio interior para escutar a lição do Crucificado: humildade, doação por amor, coerência na vocação e missão…
A reflexão sobre a Campanha da Fraternidade nos estimulou a sensibilidade para quem passa pela crueldade da fome e que não pode passar despercebida pelo discípulo (a) e missionário (a) de Jesus Cristo. O “Dai-lhes vós mesmo o que comer!” (Mt 14,16) nos interpela para a responsabilidade de nos colocar a serviço, na superação do desejo de poder, partilhando dons, mas conscientes que a fome passa por estruturas sociais mais justas, derivadas de políticas públicas.
No caminhar do discipulado é preciso ter atenção ao Evangelho, discernindo o ensinamento de Jesus para não criarmos outras visões ou afirmações contrárias. O Evangelho ensina a diluir a violência com gestos concretos de amor, a amar os inimigos, a fazer o bem para quem nos faz o mal e não sermos ingênuos ou inseguros, diante de propostas ou afirmações contrárias. Na prática não é fácil, mas contamos com a graça de Deus.
Sejamos corajosos (as) fortalecidos (as) pela fé, animados (as) pela esperança, contribuindo para a construção de uma sociedade mais humana e justa, colocando-nos pela caridade fraterna a serviço dos irmãos, especialmente, dos mais fragilizados. O Congresso CISAL nos faça visualizar novos horizontes para nossa vocação e missão secular!
Abraço fraterno.
Moema Rodrigues Muricy
Presidente da CNISB