O 5º Congresso Missionário Nacional, um dos eventos mais significativos da Igreja do Brasil deste ano, começou ontem em Manaus e vai até o próximo dia 15, destacando-se como um espaço de reflexão, oração e ação tendo como objetivo impulsionar a missão ad gentes das Igrejas particulares, até os confins do mundo. Com o tema “Ide! Da Igreja local aos confins do mundo” e o lema inspirador “Corações ardentes, pés a caminho“, o congresso reúne cerca de 800 pessoas de todas as regiões do Brasil, dentre ministros ordenados, leigos, consagrados religiosos e seculares.

Este Congresso que está em sua 5ª edição, reúne missionários e missionárias dos 19 Regionais da CNBB, dialogando e caminhando juntos numa Igreja Sinodal e estado permanente de Missão. Visa fortalecer o compromisso missionário da Igreja do Brasil e de cada um dos batizados. Os participantes estão imersos em discussões, momentos de oração, palestras e diversas atividades para inspirar e impulsionar todos os missionários a levar a mensagem do Evangelho além das fronteiras da Igreja local, buscando novos caminhos e iniciativas missionárias, a partir da articulação e olhar para as realidades locais.

Dom Jaime Spengler, Arcebispo de Porto Alegre e presidente da CNBB, participou da abertura do Congresso. Ele recordou quem são e o sentido do ser missionário.

Somos enviados para anunciar o Evangelho, a todos, em uma missão a ser assumida por todos os batizados e batizadas, dado que “o ser discípulos de Jesus nos torna missionários e missionárias” e afirmou ainda “quando o coração arde, os pés ganham assas, o amor por Cristo consome quem se sente tocado, atingido, amado, que decide formar outros. Não vendemos um produto, temos uma vida divina para anunciar, testemunhamos a Jesus que nos amou primeiro.”

Para os consagrados seculares, participar do Congresso, é uma experiência que fortalece e renova o chamado à missão a que todos os batizados compartilham. É um convite e impulso para anunciar e testemunhar o amor de Cristo, sua pessoa, sua palavra, em suas realidades e em todos lugares e ambientes do mundo.

A presidente da Conferência Nacional dos Institutos Seculares do Brasil (CNISB), Moema Rodrigues Muricy, enviou uma mensagem aos participantes do Congresso.

A Conferência Nacional dos Institutos Seculares do Brasil (CNISB) em comunhão sinodal participa desse momento tão significativo para reacender nos corações a importância do ser missionário: Ide aos confins do mundo com “corações ardentes e pés a caminho”. É a Igreja em saída para anunciar Jesus Cristo e mais pessoas tornarem-se discípulos e discípulas de Jesus Cristo para um mundo conforme o projeto de Deus: com justiça, dignidade e fraternidade para todos, na construção da paz. A todos e todas, nosso fraterno abraço e a coragem para abrir novos horizontes pela foça do Espírito Santo.

A CNISB está representada pelo consagrado Diego Júnior Lopes do Instituto Secular Missionários Leigos de Jesus Redentor (MILJER). Também está participando a conselheira Nelma Nasaré de Assis do Instituto Secular Comunidade Missionária Sagrado Coração de Jesus, além de outros consagrados.

×

Hello!

Click one of our contacts below to chat on WhatsApp

×