Padres de todo o Brasil se reúnem em Aparecida para o 19º Encontro Nacional de Presbíteros

O 19º Encontro Nacional de Presbíteros (ENP) foi realizado em Aparecida, São Paulo, de 24 a 30 de abril, promovido pela Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em colaboração com a Comissão Nacional de Presbíteros (CNP). Com o tema “Presbíteros: testemunhas da esperança” e o lema “Alegres na esperança, perseverantes na tribulação, constantes na oração”, o evento reuniu cerca de 450 padres de todas as regiões do país.

Durante o encontro, os participantes tiveram a oportunidade de participar de atividades de estudo, reflexão, partilha, oração, missas e convivência fraterna entre os presbíteros. Toda a comunidade católica foi convidada a incluir em suas orações diárias uma menção especial pelo bom êxito do 19º Encontro Nacional de Presbíteros.

Destacando a diversidade e a sinodalidade da Igreja, houve momentos de testemunhos por representantes de várias instituições e organismos do Povo de Deus. O encontro contou com a presença do consagrado secular prof. Dr. João Clemente de Souza Neto, representando a Conferência Nacional dos Institutos Seculares do Brasil (CNISB), que enfatizou a importância do diálogo entre as vocações e os serviços prestados à Igreja e à humanidade.

A participação da CNISB no 19º Encontro Nacional de Presbíteros é uma forma de concretizar a sinodalidade, um momento de diálogo entre as vocações. É o rosto da Igreja com os seus múltiplos serviços. As discussões teológicas e eclesiológicas feitas no decorrer do evento foram muito ricas, centradas no encontro com Cristo e no serviço à Igreja e à humanidade, resumiu João Clemente.

 

A cerimônia de encerramento, realizada na terça-feira, 30 de abril, foi marcada por uma missa no altar central do Santuário Nacional de Aparecida, presidida por dom Ângelo Ademir Mezzari, RCJ, bispo Auxiliar de São Paulo e presidente da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada (CEMOVIC), seguida pela divulgação da carta final do encontro.

Na mensagem final, os presbíteros foram convidados a fortalecer a Pastoral Presbiteral como um espaço de comunhão, partilha fraterna e apoio mútuo, além de serem incentivados a cuidar de sua saúde física, mental e espiritual, para que possam servir com generosidade aos necessitados. A íntegra da mensagem pode ser acessada [aqui].

 

Com fotos e informações da CNBB.

01/05/2024

×

Hello!

Click one of our contacts below to chat on WhatsApp

×